26 de set. de 2011

Old Boy (2003)

Título Original: Oldboy
Ano: 2003
País: Coréia do Sul
Diretor: Park Chan-wook
Gênero: Suspense
Elenco: Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Gang Hye-jung, Chi Dae-han

Minha Opinião:
Uma grande engenharia cinematográfica, brutal, emocionante, excelente em todos os sentidos. Um filme que beira a perfeição! Digno de entrar para a lista de favoritos de qualquer cinéfilo.
À princípio, quando vi as primeiras imagens de “Old Boy”, geralmente o Oh Dae-su com o cabelo mau tratado e um sorriso assustador (ver imagem abaixo), como também a cena que ele devora uma criatura viva, achava que o tema principal do filme a ser tratado seria a loucura, a alucinação; assim como o título, “velho garoto” com sérios problemas de cabeça. Sei que foi cômico isso que achei, aliás, quem souber de filmes com essa temática, por favor, me avise.
De toda forma, mesmo que o Oh Dae-su não fosse um doente mental como pensei, a obra me surpreendeu em tudo, em tudo mesmo, acho que nunca vi tanta maestria e uma direção tão confiante. Não há como negar, “Old Boy” é uma obra-prima, um filme genial.
Já vi toda a Trilogia da Vingança de Park Chan-Wook e como a maioria acho que "Lady Vingança" ficou aquém dos anteriores. Outros também disseram que “Mr. Vingança” é mais complexo que “Old Boy”, porém, não achei isso. “Simpatia Pelo Sr. Vingança” é maravilhoso, mas esse é mais complicado, tive que fazer um grande esforço para não ficar perdido e mesmo assim fiquei um pouco, nada grave, uma revisada dará o recado.
Esse filme mexeu comigo e não consigo pensar que foi só uma simples história de vingança, em minha opinião, “Old Boy” vai além, mesmo que alguns não concordem comigo. Recomendo.

Resultado: Excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário