25 de set. de 2011

Desejo e Reparação (2007)

Título Original: Atonement
Ano: 2007
País: Inglaterra
Diretor: Joe Wright
Gênero: Drama
Elenco: James McAvoy, Romola Garai, Saoirse Ronan, Juno Temple


Minha Opinião:

“Desejo e Reparação” é um grande filme, um dos melhores que já vi e estar na minha lista de filmes favoritos. Mas só agora que revi, pude notar um detalhe que talvez tire o brilho (não em total) de “Atonement”.

Cuidado! SPOILER: 

A cena em que a Briony Tallis (13 anos) vê a irmã Cecilia com Robbie pela janela. Antes disso, ela estava ensaiando uma peça com outras crianças, porém, elas não quiseram mais e saíram para brincar; os gêmeos vão à procura de Cecilia para pedir permissão. Enquanto isso a Briony anda até a janeja (ainda dá para ouvir os gritos dos gêmeos chamando a Cecilia) e já se depara imediatamente com a irmã (quase despida, o que causa susto) com o Robbie.
O que acontece na 2° versão destrói com essa cadência. Pois a Cecilia dá permissão aos gêmeos, pega um jarro de flores etc; depois se encontra com o Robbie e eles vão conversando até o local em que a Briony os vê; e nisso eles demoram muito.

DETALHE: Perceberam que na 1° versão em que os gêmeos chamam por Cecilia e a Briony em poucos segundos já vê ela molhada e quase pelada com o Robbie? E demora absolutamente NADA... Algo que não acontece na 2° versão.

SEM SPOILER:
Perceberam a falta de sincronia entre a 1° e 2° versões? Aliás, digo “versão” como forma de explicar em ângulos diferentes a mesma cena. O que a 1° mostra ser uma coisa (algo bem sexual, safado), a 2° explica ela e mostra que era nada daquilo que a gente estava pensando no inicío.
Enfim, aguardo explicações dos outros cinéfilos.
Outra coisa, se foi um erro de edição da película, ela em nada contribui em prejudicar o roteiro da obra, é um detalhe que não faz muita diferença no contexto geral. Mas não gostei muito de notar isso, espero que apareça alguém para derrubar esse meu argumento e que "Desejo e Reparação" volte ao seu Status de PERFEITO para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário