21 de out. de 2011

Casablanca (1942)

Título Original: Casablanca
Ano: 1942
País: EUA
Diretor: Michael Curtiz
Gênero: Drama
Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains.

Opinião:

Atenção! Não se impressionem por “Casablanca” estar em 1° lugar entre os maiores filmes românticos, vencendo uma lista quilométrica de mais de 100 obras do gênero. Romance no Cinema lembra emoção, pranto. Se vocês assistirem “Casablanca” achando que terá aquele sentimentalismo sufocante, poderão terminar muito decepcionados e perguntarão: Por que é considerado tudo isso?

Talvez essa confusão se dê porque o romantismo desse filme é mais elevado do que propriamente é, de romance pouco tem, é drama e político; também servindo como um seco plano de fundo para uma boa história de amor. A maior ênfase mesmo é a parte dos diálogos, muito inteligentes e criativos, o elenco está ótimo, inclusive o coadjuvante; a rivalidade(?) amigável entre os dois homens que amam a mesma mulher, a compostura e a precisão de caráter deles é algo exemplar, principalmente o final, digno de grandes homens.


Um bom filme que parece que tiveram alguns problemas em sua produção e tudo foi feito com muita pressa, se não fosse isso, talvez ficasse ainda melhor. De toda forma, conseguiu virar um Clássico insubstituível. Mas...

Resultado: Bom.

Um comentário:

  1. Sobre Casablanca, não tem muito o que falar, apenas assistir ao filme e se deixar envolver por todo o clima mágico que o filme possui. Simplesmente um filme que com certeza irá fazer com que rodos se apaixonem por essa bela e instigante história de amor. Inesquecível.

    ResponderExcluir